Mutirão já recolheu mais de 18 toneladas de lixo das praias de Ilhéus, na Bahia

Voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) coletam resíduos na costa litorânea do município todos os fins de semana

Voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP), em Ilhéus, na Bahia
Voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) | Crédito: Divulgação

Por Ana Clara Faria

As praias de Ilhéus, no sul da Bahia, recebem diariamente turistas, moradores e, infelizmente, muito lixo descartado de forma inadequada. Garrafas, sacolas, embalagens de alimentos e bitucas de cigarro contrastam com a bela paisagem natural feita de areia, céu e mar. Mas o trabalho de dezenas de voluntários da cidade traz um pouco de esperança em meio aos resíduos espalhados pela costa: o Grupo de Amigos da Praia (GAP), que realiza semanalmente mutirões de limpeza nas praias do município, abraça a causa de proteção dos mares por meio de ações locais de preservação e conscientização ambiental.

O grupo foi criado em fevereiro de 2018, num dia em que quatro amigos tiveram uma surpresa enquanto coletavam resíduos na Praia da Avenida. “A gente descobriu um ninho de tartaruga marinha nesse dia”, conta o policial rodoviário federal Vinícius Alcântara, presidente do GAP. “A partir daquela beleza e no meio daquele lixo, decidimos montar esse grupo”. 

Resíduos encontrados na costa litorânea de Ilhéus, na Bahia | Crédito: Divulgação

Com 40 voluntários fixos, o projeto realiza mutirões de limpeza nas praias de Ilhéus todos os sábados pela manhã. Além dos mutirões, o grupo também desenvolve ações educativas na comunidade, oferecendo palestras em escolas, empresas e eventos. “Também temos uma peça de teatro e criamos uma história infantil, que daqui a pouco vai virar um livro; temos, ainda, uma lojinha de produtos sustentáveis criados por nós [membros do grupo]”, acrescenta Vinícius.

Menos resíduos, mais resultados

Com pouco mais de um ano de atuação, o Grupo de Amigos da Praia já coleciona números que mostram o impacto das ações de seus voluntários: dos mais de 100 mutirões realizados desde fevereiro de 2018, foram coletados mais de 1.220 sacos de lixo de 100 litros; isso equivale a cerca de 18,5 toneladas de resíduos retirados das praias de Ilhéus. 

A cidade, que tem o litoral mais extenso da Bahia — são quase 90 km de praia dentro dos limites do município —, é retrato do contraste entre a beleza da natureza e os erros da intervenção humana. Os resíduos jogados na costa litorânea também sinalizam outros problemas ambientais: “O lixo que é encontrado nas praias é apenas a ponta do iceberg de um problema muito maior, que é o descarte inadequado do lixo”, observa Vinícius.

Partindo desse problema, o policial conta que o objetivo do grupo é estimular a coleta seletiva e a compostagem comunitária na cidade. “Vamos ampliar essas ações. Mandamos fazer um ‘ecoponto’ feito de eucalipto, e vamos colocá-lo em um local estratégico, onde há um maior fluxo de pessoas”, detalha Vinícius.

Mudança de hábitos

Repensar nossas ações e agir com maior consciência ambiental: é essa postura que Vinícius espera que cada brasileiro adote dentro ou fora de casa, caminhando pela rua de concreto ou pela areia das praias. “A ideia como cidadãos, e não como governantes, é mudarmos nossos hábitos de vida”, ressalta.

“Ser sustentável é bonito; consumir pouco é bonito, e é essa ideia que precisamos ampliar e divulgar”

Ilustração: praia com um desenho de coração e pegadas na areia
Ilustração: Ana Clara Faria

Afinal, como lembra Vinícius, mudanças coletivas começam com iniciativas individuais. “A ideia é que o cidadão possa fazer essas ações da melhor forma possível, ‘comprando’ essa luta pela sustentabilidade”, reflete. “Ser sustentável é bonito; consumir pouco é bonito, e é essa ideia que precisamos ampliar e divulgar”.

Saiba mais sobre o Grupo de Amigos da Praia

Leia mais sobre o assunto:

Dia Mundial dos Oceanos: como o plástico afeta a vida marinha?

Participe do movimento! Siga o Info Sustentável no Twitter e compartilhe a tag #EuSouInfoSustentavel 🙂

Curta a nossa página no Facebook

Siga-nos no Instagram

Faça parte da nossa lista VIP:inscreva-se na Newsletter do Info Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s