Estudo mostra relação entre envelhecimento e aumento no consumo de energia

Segundo pesquisa norte-americana, pessoas com mais de 70 anos tendem a consumir mais energia no ambiente doméstico

Por Ana Clara Faria

O mundo está envelhecendo: de acordo com dados divulgados pelo Banco Mundial, atualmente há cerca de 675 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no planeta — aproximadamente 30% a mais do que em 2010. Essa tendência global tem impactos em diferentes setores — inclusive no consumo de energia. É o que aponta um estudo divulgado na revista Energy Research & Social Science, no mês de junho, que mostra a relação entre o envelhecimento da população dos Estados Unidos e o aumento na demanda residencial de energia. A pesquisa, que também analisa as relações entre esses dados e o aumento nas temperaturas por conta das mudanças climáticas, alerta para os possíveis efeitos futuros desses fatores na geração de energia. 

Por meio de uma análise de dados sobre o consumo energético nos Estados Unidos por residência e por faixa etária, a pesquisa indica que pessoas com mais de 70 anos de idade tendem a consumir mais energia do que a população mais jovem. “No geral, é um padrão crescente: na medida em que envelhecemos, o consumo de energia aumenta”, explica Hossein Estiri, pesquisador do Laboratório de Ciência da Computação do Massachusetts General Hospital e um dos autores do artigo.

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Envelhecimento e mudanças climáticas

Hossein Estiri, pesquisador
Hossein Estiri, um dos autores da pesquisa. (Arquivo pessoal)

O estudo também mostra um aumento no consumo de energia pela população idosa em áreas mais quentes dos Estados Unidos. “Nas regiões mais quentes percebemos que, no geral, o aumento de energia era mais lento, mas depois dos 70 anos havia um salto”, explica Estiri. Essa relação aponta para um possível crescimento da demanda energética no futuro, considerando a tendência de aumento nas temperaturas médias do planeta. 

“O envelhecimento da população é realmente significativo, e o aquecimento global também é uma mudança climática muito significativa. Essas duas mudanças são importantes, então vamos começar a pensar nelas”.

“Haverá pessoas mais velhas no mundo todo. Isso é um fato. Se elas vivem em lugares mais quentes, o consumo de energia sobe”, observa o pesquisador. “Ao mesmo tempo sabemos que, com o aquecimento global, a média de temperatura será mais alta em várias cidades. Também haverá mais ondas de calor no verão. Então teremos não somente mais pessoas idosas, como também um número maior de dias quentes”.

“O envelhecimento da população é realmente significativo, e o aquecimento global também é uma mudança climática muito significativa. Essas duas mudanças são importantes, então vamos começar a pensar nelas”, reflete.

Ilustração: colagem mostrando casa (habitação) e consumo de energia
Arte: Ana Clara Faria

Pesquisa pode beneficiar outros países

O pesquisador também aponta que o método utilizado no estudo pode ser replicado fora dos Estados Unidos, adaptando-se à realidade de cada país. “O que recomendo é que tentemos estimar e prever essas tendências no Brasil, na Alemanha, no Irã, na China, e até mesmo em áreas menores, porque o método permite que isso seja feito”, sugere Estiri. “Uma vez que tivermos isso, vamos ver o que podemos fazer, porque precisamos nos preparar para lidar com ambas as mudanças [envelhecimento da população e mudanças climáticas]”, conclui.

Ilustração, lâmpada e árvore
Arte: Ana Clara Faria

Participe do movimento! Siga o Info Sustentável no Twitter e compartilhe a tag #EuSouInfoSustentavel

Curta a nossa página no Facebook

Siga-nos no Instagram

Faça parte da nossa lista VIP: inscreva-se na Newsletter do Info Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s