Mais da metade da população mundial vive atualmente em cidades, de acordo com relatório divulgado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais. Ainda segundo o estudo, em 2050 o percentual de pessoas vivendo em áreas urbanas chegará a 70%.
Juntamente com essa tendência de crescimento populacional nas cidades, o mundo também está cada vez mais conectado: o relatório mostra que mais da metade do planeta (o equivalente a 3,9 bilhões de pessoas) tem acesso à internet.
Em um mundo urbanizado e conectado, a tecnologia aparece entre as possíveis soluções para problemas sociais. É nessa integração que está fundamentado o conceito de cidades inteligentes, que vem ganhando espaço nas discussões sobre planejamento urbano ao redor do mundo. No setor industrial, a aplicação da tecnologia para a otimização dos processos também tem assumido abordagens inovadoras: o termo “indústria 4.0” define esses novos contornos que pautam as ações presentes e futuras da produção industrial no Brasil e no mundo.
Para entender melhor o que são cidades inteligentes e indústria 4.0, assim como o que já foi feito e o que ainda precisa ser melhorado no país em relação à modernização do ambiente urbano e da produção industrial, o Info Sustentável preparou uma reportagem especial sobre o tema. Confira no link a seguir!
Leia aqui a matéria completa

Participe do movimento! Siga o Info Sustentável no Twitter e compartilhe a tag #EuSouInfoSustentavel
Curta a nossa página no Facebook
Faça parte da nossa lista VIP: inscreva-se na Newsletter do Info Sustentável
Um comentário sobre “Cidades inteligentes e indústria 4.0: a ponte entre futuro e presente”