Alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de aulas virtuais sobre desenvolvimento sustentável

Idealizado pelo Youth Action Hubs Brasil, o projeto “ODS School” promove a conscientização de estudantes sobre a Agenda 2030

Por Ana Clara Faria | 02 dezembro 2020

O ano de 2020 tem trazido uma série de desafios para os jovens em idade escolar; mas felizmente, para alguns deles, a pandemia também trouxe novos espaços de aprendizado e discussão sobre temas relevantes para esta e as próximas gerações. Entre os dias 09 e 12 de novembro, alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram do projeto “ODS School”, que ofereceu aulas virtuais gratuitas sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa, criada em 2019 pelo Youth Action Hubs Brasil e adaptada este ano para o ambiente virtual, contou com o apoio do Instituto Grupo Boticário e do projeto CEP Sustentável.

As aulas foram ministradas por funcionários do Grupo Boticário que voluntariamente aceitaram participar do projeto. Além de noções básicas sobre a Agenda 2030, as aulas também foram direcionadas para discussões relacionadas a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). A partir desses temas centrais, os voluntários debateram com os alunos sobre as possibilidades de colocar esses objetivos em prática, mostrando que o desenvolvimento sustentável deve ser considerado na abordagem de diversos tópicos relevantes na atualidade. 

Aulas online do projeto “ODS School”, em 2020 | Crédito: Reprodução – Youth Action Hubs Brasil

Durante as aulas, os voluntários compartilharam exemplos de ações que podem ser aplicadas no cotidiano dos jovens, como reciclagem e reutilização de embalagens, economia e consumo responsável de água e cultivo de hortas em casa. “O ‘ODS School’ é, na verdade, um projeto com um objetivo simples, que é o de fazer a Agenda 2030 ser conhecida e disseminar práticas que podem ser adotadas no dia a dia”, comenta Amanda Cavali, coordenadora do projeto e membro do Youth Action Hub Curitiba. “É para mostrar que você também pode ser multiplicador dela”. Além da adaptação do projeto — que em 2019 foi realizado presencialmente no Colégio Estadual do Paraná — para a forma online, Amanda também destaca, como novidade para o “ODS School” em 2020, a participação de colaboradores do Boticário, empresa já reconhecida por suas ações de responsabilidade social e ambiental. “Nós conseguimos captar essas pessoas que já têm uma vivência especial nisso [em sustentabilidade] e colocá-las em um âmbito totalmente diferente, que é ensinar para adolescentes”, observa.

Para a consultora de planejamento estratégico Claudia Seffrin, que faz parte da dupla que ministrou uma aula sobre economia e uso da água nesta edição do “ODS School”, a experiência de participar como voluntária do projeto a fez aprender novas coisas sobre o tema. “Eu decidi participar pois acredito que o conhecimento transforma as pessoas, e é através da educação que podemos mudar o mundo”, diz. “Me sinto mais feliz depois de adquirir todo esse conhecimento, pois agora sou uma pessoa mais consciente e posso levar essa informação para mais pessoas”, acrescenta Claudia.

Integrantes e voluntários do Youth Action Hub se apresentam para alunos do Colégio Estadual do Paraná durante o “ODS School”, em 2019 | Crédito: Divulgação – Youth Action Hubs Brasil

Resultados dentro e fora da sala de aula

O “ODS School” é realizado em parceria com o “CEP Sustentável”,  projeto criado em 2012 que tem como objetivo inserir os estudantes do colégio em práticas relacionadas a economia e consumo consciente. A professora Telma Alves Satel, que coordena a iniciativa, destaca que o engajamento dos integrantes do Youth Action Hubs em questões sociais e ambientais é um incentivo aos estudantes que participam das aulas do “ODS School”. “Eu acredito que os alunos se ‘espelham’, ou se influenciam nas práticas e falas de pessoas com idade próxima à deles”, comenta. 

A professora afirma que é possível perceber, na mudança de hábitos dos alunos, os resultados de ações de conscientização aplicadas no ambiente escolar: “Por serem mais novos, são mais adeptos às mudanças, principalmente quando elas trazem benefícios ao meio ambiente”, observa. “A escola é um lugar propício para trabalhar a sustentabilidade e a visão integrada de mundo”.

Apenas em 2019, em sua primeira edição, as aulas realizadas pelo “ODS School”, com a ajuda de 30 voluntários inscritos em um processo seletivo prévio, alcançaram cerca de 600 alunos no Colégio Estadual do Paraná. Um dos impactos trazidos pela iniciativa está dentro do próprio Hub, que hoje tem uma aluna do colégio como membro. “No início de 2020 a professora Telma, em um bate papo, mencionou que o YAH [Youth Action Hubs] estava abrindo inscrições para novos voluntários. Nesse momento, meus olhos brilharam e me senti pela primeira vez envolvida de fato com a sustentabilidade e o futuro”, conta a estudante Eloisa Backes. Ela afirma que a experiência no Hub ao longo deste ano foi desafiadora e, ao mesmo tempo, enriquecedora: “Cresci muito e adquiri tantos outros saberes fundamentais para me encontrar no mundo. A equipe sempre esteve me apoiando e auxiliando para o que fosse necessário”. Eloisa conta que sua participação no Hub tem ajudado, inclusive, em suas escolhas profissionais: hoje, ela pretende seguir uma carreira relacionada à sustentabilidade. Consciente de seu papel como agente transformadora de sua própria comunidade, a estudante ressalta sua satisfação em contribuir para a disseminação do conhecimento adquirido a partir do Hub: “Estamos conscientizando o hoje para que haja um amanhã”, reflete.

Sobre o Youth Action Hubs Brasil

O Hub de Curitiba faz parte do projeto Youth Action Hubs Brasil (YAHBR), uma iniciativa internacional que promove o engajamento de jovens em questões fundamentais para o presente e futuro de suas comunidades. “O YAHBR é uma iniciativa global, com impacto local, ligada às Nações Unidas, que tem como objetivo apoiar a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo por meio do protagonismo jovem através da educação e inovação para sustentabilidade”, explica Matheus Falasco, coordenador geral do Youth Action Hubs Brasil. “O projeto atua conscientizando a comunidade jovem sobre a Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável, bem como fomentando a criação de soluções sustentáveis pelos mesmos”, acrescenta.

A iniciativa chegou ao Brasil em 2019, depois que Matheus participou de um fórum internacional para jovens (o “UNCTAD Youth Forum”) no escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça. Convidado para coordenar o Hub em seu próprio país, Matheus convocou outros jovens de Curitiba e região metropolitana para dar início ao projeto piloto. A jornada como coordenador da iniciativa, segundo ele, é sempre repleta de desafios e novos aprendizados: “Além de estar sendo uma experiência ímpar e extremamente gratificante, tem sido uma oportunidade de desenvolvimento interpessoal e profissional que eu nunca imaginaria ser capaz de experimentar, trabalhando, constantemente, habilidades como a de liderança, negociação, oratória e planejamento”, destaca.

Integrantes do Youth Action Hub e convidados no evento "Youth Action Day", que ocorreu em 2019 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba | Crédito: Divulgação - Youth Action Hubs Brasil
Integrantes do Youth Action Hub e convidados no evento “Youth Action Day”, que ocorreu em 2019 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba | Crédito: Divulgação – Youth Action Hubs Brasil

Desde sua implementação, o Youth Action Hubs Brasil já impactou mais de 7 mil pessoas com suas ações de conscientização da comunidade sobre a importância e as possibilidades de aplicação prática da Agenda 2030. Além do Hub em Curitiba, o projeto também está em processo de expansão para três novos estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Matheus ressalta, no entanto, que este é só o começo do caminho. “Temos planos ambiciosos de dominar todo o Brasil e criar um movimento nacional pela sustentabilidade e engajamento jovem, ajudando a desenvolver os nossos futuros líderes e problem solvers que irão contribuir com a construção de um país mais próspero, igual e em sintonia com o meio ambiente”, conclui.

Saiba mais sobre o Youth Action Hubs Brasil através das páginas do projeto nas redes sociais: 

Instagram: https://instagram.com/yah.br/  

Facebook: https://facebook.com/yah.cwb/ 

Twitter: https://twitter.com/yah_cwb 

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/yah-br 


Participe do movimento! Siga o Info Sustentável no Twitter e compartilhe a tag #EuSouInfoSustentavel 

Curta a nossa página no Facebook

Siga-nos no Instagram

Faça parte da nossa lista VIP: inscreva-se na Newsletter do Info Sustentável

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s